top of page

Tenho um problema no quadril...Será?

Uma paciente passou na sua primeira consulta comigo, ela se queixava de dor na lateral do quadril direito, com uma queimação que não parava, continuava até mesmo quando dormia.


Ela também queixava de uma dor constante na lateral do pé direito...Estas queixas ela tinha há mais de 4 anos!

Conversamos por um bom tempo, descobri muitos detalhes dos movimentos, rotinas e das histórias dela.


Fiz uma Termografia e percebi que a perna esquerda estava com a musculatura muito sobrecarregada, perguntei de novo, qual lado dói mesmo? Ela respondeu: Do lado direito!


É muito comum, um paciente ter dor em um lado e jogar todo o peso sobrecarregando o outro lado e quando passa em consulta apresenta problemas em ambos os lados.


Fiz o Exame Físico e encontrei várias alterações de força e, como sempre fiz uma revisão de toda a articulação dos pés.


Não é uma mania, mas um princípio. Se todos os movimentos que realizamos, tem predominantemente contato com o solo pelos pés e se nossos pés tiverem alguma alteração, desalinhamento ou lesão, vai desorganizar todo o funcionamento subindo para joelho, quadril, lombar, tórax, cervical e chega a causar dores de cabeça e até na articulação da boca.


A Avaliação Fisioterapêutica é uma arte, tenho eu comparar cada estrutura, me baseando no que é normal e se o que eu encontro é uma variação individual ou o que está relacionado aos problemas do paciente.


Trabalhei nos pés, corrigindo principalmente os desalinhamentos do pé direito que eram vários...enquanto isso a paciente só ouvia os estalos, foram cerca de oito, cada um corresponda ao reencaixe adequado dos ossos do tornozelo.


Depois dessa reorganização articular, segui para avaliar os músculos que estavam bastante desorganizados por trabalharem tanto tempo com os pés alterados. Encontrei músculos da perna, da coxa, do quadril, mas o pior era o diafragma! Quer dizer que a paciente não conseguia respirar direito.


Depois de reorganizar a musculatura, chegou a parte mais gostosa: Os Exercícios!


Os exercícios funcionam para reeducar os músculos, afinal os músculos não sabiam mais como funcionar corretamente, pois estavam trabalhando em modo de emergência há muito tempo.


Enquanto fazia os exercícios, eu explicava a semelhança com as atividades ocupacionais e recreacionais, para que ela fizesse os movimentos com a melhor relação de força, eficácia e com o menor desgaste muscular e articular, para não se machucar.


Depois dos exercícios, chega a hora da verdade. Perguntei como estavam as dores, e para a nossa alegria ela simplesmente responde muito animada e sorrindo: NÃO TENHO DOR!!!


E a consulta acabou. Vamos ver se ela vai precisar de mais ajustes na semana que vem.


Cada consulta é um momento único, onde todo o meu trabalho é esperar resolver a queixa do paciente. Quando ouço: NÃO TENHO DOR me sinto realizada e em paz, porque mais um paciente vai poder dormir bem e poder reassumir o rumo da própria vida sem sofrer de dores.

 
 
 

Comentários


Irene Lippi Fisioterapeuta

Formulário de Assinatura

+55 11 985199791

R. Estela, 515 - Bloco A Cj. 92 - Paraíso, São Paulo - SP, 04011-000

©2020 por Irene Lippi.

bottom of page